De dentro da cadeia, ex-parlamentar nomeia aliados políticos no governo Temer

De dentro de uma cela, no Complexo Médico-Penal de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (PR), o ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) está conseguindo nomear seus aliados políticos para cargos no governo do presidente da República, Michel Temer (PMDB – SP). A influência de Cunha foi denunciada pelo senador Renan Calheiro (PMDB-AL), que teve uma conversa de uma hora e meia com Temer sobre o assunto.
Renan foi muito contundente em sua denúncia e levou uma lista dos aliados de Cunha, que foi amplamente divulgada na imprensa – entre eles o atual ministro da Justiça, o deputado federal Osmar Serraglio (PMDB-PR). Como repórter, nós temos que ver onde ninguém enxerga. Em outubro do ano passado, o juiz federal Sérgio Moro, da Operação Lava Jato, decretou a prisão preventiva de Cunha. Alegou o juiz que, mesmo tendo o seu mandato cassado, o ex-deputado continuava articulando contra a Lava Jato. Pelo relato do senador Renan, os muros da penitenciária não detiveram o poder de Cunha.
Ao continuar operando dentro da cadeia, Cunha está agindo como fazem os grandes chefes de quadrilha. Pessoas como como Marcos Willians Herba Camacho, o Marcola, cabeça do Primeiro Comando da Capital (PCC), de São Paulo, e Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, figura poderosa do Comando Vermelho (CV), do Rio de Janeiro. Marcola e Beira-Mar usam uma rede de pessoas – parentes, amigos e advogados – para mandar ordens aos seus gestores, bandidos que cuidam dos negócios das facções – tráfico de drogas, guerras por território e demonstrações de força perante o estado.
Renan não comparou Cunha a Beira-Mar e Marcola. Mas, ao falar que ele está agindo de dentro da cadeia, a imagem que vem na cabeça do grande público é a dos chefes de facções dando ordens de dentro das penitenciárias para os seus cúmplices: matar, incendiar ônibus e liquidar os seus inimigos, como foi o caso do confronto entre o PCC e o CV nos presídios de Manaus (AM) e Boa Vista (RR), que resultou em 150 mortos, muitos decapitados. Se Cunha, mesmo encarcerado, continua praticando o crime pelo qual foi decretada a sua preventiva, o juiz Moro vai agir. Lembramos que o juiz já impediu que Cunha constrangesse Temer com perguntas – que seriam feitas durante o depoimento do presidente como testemunha de defesa do ex-parlamentar.
Aqui convoco os meus colegas repórteres, principalmente os jovens, a uma reflexão. O senador é um dos políticos mais astutos em atividade, responde a processos e investigações e continua navegando no mar bravo da política. Se Cunha for condenado e colocado em um regime de prisão isolado, ele deixa um espólio político – senadores e deputados federais – considerável. Segundo algumas fontes, somaria mais de 100 parlamentares. Renan está de olho no espólio de Cunha. A briga pelo espólio do ex-parlamentar segue a lógica do mundo de Beira-Mar e Marcola, onde, quando um chefe de quadrilha morre, seu rival assume o lugar.

Deixe uma resposta