Por que a lei funciona na Lava Jato e não no caso do homem que ejaculou no pescoço de uma passageira de um ônibus, em São Paulo?

É difícil para o cidadão comum entender que a Justiça que se fortalece e ganha respeito na opinião pública, punindo os corruptores e os corruptos na Operação Lava Jato, é a mesma que mandou para casa Diego Ferreira de Novaes, 27 anos, o homem que  se masturbou e ejaculou no pescoço de uma passageira em um ônibus urbano de São Paulo, na terça-feira.

Nós, repórteres, temos que explicar de maneira objetiva e simples para os nossos leitores as diferenças de tratamento dadas pelas leis brasileiras aos casos da Lava Jato e ao episódio do ônibus. A Lava Jato está dando certo porque foram feitas uma série de leis, como a da delação premiada, que deram instrumentos para pegar os corruptos e os corruptores. E o caso do ônibus?  A legislação existente é interpretada de duas maneiras: importunação ao pudor e estupro. Aqui, eu quero refletir com os meus colegas jornalistas, principalmente os novatos na lida reporteira. Não adianta nós ficarmos chateando o nosso leitor com teses de sábios em legislação nas técnicas de investigação policial sobre o caso do ônibus. Como também não podemos dar uma de justiceiros.

O caminho para entender o que aconteceu dentro do ônibus em São Paulo nos é indicado por uma boa olhada nas estatísticas policiais dos crimes cometidos contra a mulher. Claro, ganham destaque nas estatísticas os chamados “crimes de sangue” – aqueles que resultam em agressões físicas e mortes. Aqui, um comentário. A criação da Lei Maria da Penha (2006), que protege a mulher da agressão do seu companheiro, foi um freio importante na violência doméstica. Como repórter, eu escrevi várias matérias sobre a aplicação dessa lei, ela funciona. Mas há outros crimes cujas dimensões ficam longe dos números existentes nas estatísticas, são tipos o caso de São Paulo – dois dias depois, Vitor Ribeiro Barbosa ejaculou na perna de uma mulher dentro de um ônibus, no Rio de Janeiro.

Esse tipo de crime contra a mulher que aconteceu em São Paulo e no Rio de Janeiro só ganha espaço nos noticiários quando é cometido de maneira ostensiva e absurda como aconteceu. O que acontece com outros crimes semelhantes que são cometidos às centenas diariamente? Um deles, o mais comum, que aqui, em Porto Alegre é conhecido como  “encostadinha” –consiste no homem que se posiciona atrás da mulher nos coletivos lotados. Como repórter, eu registrei várias reclamações de mulheres vítimas desse tipo de abuso. A maioria das reclamações se transformou em pautas que nunca foram feitas. Hoje, devido à pressão das redes sociais, vez ou outra os noticiários de televisão fazem reportagens a respeito do assunto. Aqui, entra o nosso trabalho de repórter. Temos que usar esses dois casos, o do Rio de Janeiro e o de São Paulo, para esclarecer ao nosso leitor os motivos pelos quais chegamos a essa situação. Sou um consumidor ávido de notícias e documentários. Não me lembro de ter visto, lido ou ouvido alguma coisa semelhante ter acontecido em algum canto do mundo. Mesmo nos países onde as mulheres não têm direitos. Portanto, eu creio não ser por outro motivo, se não por ter sido um fato inédito, que a notícia sobre o caso de São Paulo circulou pelo mundo.

Aqui, chamo a atenção dos repórteres novatos. Vocês têm uma boa oportunidade de conseguir um lugar ao sol debruçando-se sobre os casos de São Paulo e do Rio de Janeiro na busca das raízes desses fatos. O repórter se torna relevante quando consegue chamar a atenção do seu leitor para fatos que influenciam o seu cotidiano e ele não sabe. Só fica sabendo quando se torna vítima ou o fato explode nos noticiários das redes de televisão.  Lembramos que juízes, promotores e delegados cumprem a lei. A nossa tarefa é informar o nosso leitor para que ele pressione por mudanças na legislação.  Como foi o caso da Lava Jato.

Deixe uma resposta