Qualidade dos jornais: o impacto dos baixos salários, do extermínio dos velhos repórteres e do excesso de trabalho dos novatos

Ser um velho repórter não é sinônimo de sabedoria. E ser um jovem repórter não é sinônimo de inovação. Desde que o mundo é mundo, nas redações, a troca de ideias entre os veteranos e os novatos tem resultado na qualificação das reportagens. A técnica de como fazer jornalismo não está escrita em manual algum. Read More…

Vale a pena a família pagar a faculdade de jornalismo para os filhos?

A decadência das redações e a diminuição do número de alunos cursando jornalismo apontam na direção da extinção da profissão de repórter? Nas palestras que tenho feito sobre o futuro da reportagem nas universidades, nas redações dos pequenos e médios jornais espalhados pelo interior do país e nos movimentos sociais, essa pergunta acaba sendo o centro Read More…

Sobre pistoleiros das facções, braço armado dos bicheiros, policiais corruptos e homicídios

Nos seus 124 anos de existência, o jogo do bicho no Brasil se transformou em uma das mais lucrativas atividades criminosas do país, graças a sua organização administrativa e à proteção do negócio por um eficiente braço armado usado na defesa do território do bicheiro. O braço armado dos banqueiros do jogo do bicho é fundamentalmente Read More…

É possível que alguém envolvido no desaparecimento de Sirlene e seu filho Gabriel, em 2005, esteja esperando ser descoberto para contar a sua história

O que aconteceu com a comerciante Sirlene de Freitas Moraes, 42 anos, e com o seu filho Gabriel, sete anos? Estão desaparecidos desde junho de 2005, quando ela saiu para encontrar o pai do menino, um médico homeopata, com quem teve um caso extraconjugal. O médico chegou a ser preso preventivamente por 58 dias como Read More…

Quem garante a qualidade nas construções de estradas, pontes e hidroelétricas e a dos alimentos feitos pelas empresas envolvidas no pagamento de propina a políticos e fiscais?

Usina Jirau, rio Madeira. Foto: EBN Há inquietantes perguntas que ainda não foram respondidas pelas investigações que apuram os escândalos de corrupção envolvendo grandes empresas, parlamentares, funcionários públicos, ministros e até o atual presidente da República, Michel Temer (PMDB – SP). O envolvimento em casos de corrupção afetou a qualidade das obras feitas pelas construtoras, Read More…

Repórteres, temos que explicar ao nosso leitor como funciona o cartel dos postos de combustíveis

Em nenhum outro momento da história do Brasil, com a inflação controlada, os preços dos combustíveis na bomba dos postos oscilaram tanto quanto nos dias atuais. A oscilação se deve à política da Petrobras, que segue os preços do mercado internacional do petróleo, que, dependendo de uma série de fatores, sobem e descem diariamente. Por via Read More…

De quem é o dedo que aperta o gatilho da arma que dispara a bala perdida no Rio de Janeiro?

Quem mata mais no Rio de Janeiro?  As balas perdidas ou o desvio do dinheiro público da saúde, da educação, da segurança e de obras de infraestrutura, praticado pelos bandidos travestidos de deputados na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj)? Para responder essas duas perguntas aos nossos leitores, temos que começar pelo que aconteceu na Read More…