Relatório da CPI da Covid é grande demais para caber nas gavetas do Aras

Não pode ser esquecido o que aconteceu durante a pandemia no Brasil. Foto: Reprodução

Não vou entrar na discussão jurídica do pedido feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF) para arquivar sete das 10 apurações preliminares da abertura de investigação feita pela Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado da Covid-19, a CPI da Covid. Muito menos vou atirar pedra na PGR, porque já era unanimidade entre nós jornalistas que isso aconteceria devido à proximidade pessoal e política entre o procurador-geral da República, Augusto Aras, e o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Aras não é o primeiro que ocupa o cargo e o usa para defender os interesses de quem o indicou. Durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP), Geraldo Brindeiro (falecido em 2021) foi reconduzido em três oportunidades (1995 a 2003). Em 19 de agosto de 2021 escrevi o post Diferenças entre os procuradores Aras e Brindeiro, o engavetador-geral da República. O pedido de arquivamento foi encaminhado ao STF pela vice-procuradora-geral, Lindôra Araujo. Os ministros devem responder nas próximas semanas – há inúmeras, diversificadas e vastas matérias na internet sobre o assunto.

O que me interessa conversar sobre esse assunto é a grandiosidade que foram os acontecimentos durante a pandemia de Covid-19. Sou um velho repórter estradeiro, 71 anos, 40 e tantos de profissão e 30 e poucos em redação de jornal. Aprendi na lida profissional que o caminho mais curto para desconstruir um evento é começar a discutir as picuinhas que o cercam, deixando de lado o cerne dos acontecimentos. E o cerne da investigação feita pela CPI da Covid é o fato do ex-ministro da Saúde e general da ativa do Exército Eduardo Pazuello ter transformado em política de governo o negacionismo do presidente Bolsonaro em relação ao poder de contágio e letalidade da Covid. As 1,3 mil páginas do relatório final da CPI colocam as digitais do presidente da República e dos seus ministros nas mortes dos 677 mil brasileiros pelo vírus. Descreve com detalhes como a negligência governamental causou a morte por asfixia devido à falta de oxigênio hospitalar de dezenas de pessoas nos hospitais de Manaus (AM) e em cidades do interior do Pará. Mostra como o plano de saúde Prevent Senior, de São Paulo, fez experiências com doentes, usando drogas ineficazes como a cloroquina. Também foram feitas experiências com cloroquina em pacientes no Hospital da Brigada Militar, em Porto Alegre (RS).

E quando a cura para a doença foi encontrada, o governo Bolsonaro fez corpo mole para comprar as vacinas. Enquanto isso, a população vivia o pavor de conviver com o temor de ser a próxima vítima do vírus. Os enterros coletivos e vala comum viraram notícias rotineiras nos jornais. O Brasil foi o segundo país no mundo onde mais pessoas morreram pelo vírus. Não precisava ter sido assim, essa é uma das conclusões do documento final da CPI da Covid. Lembro que as sessões da CPI eram acompanhadas pela população com altos índices de audiência. Aqui quero fazer com os meus colegas uma reflexão. A Segunda Guerra Mundial só não foi mais um confronto na humanidade porque houve os Julgamentos de Nuremberg. Ali não foram só ouvidos e condenados os criminosos de guerra. Os comandantes das tropas aliadas, que havia derrotado a Alemanha Nazista, também estavam interessados em ouvir o maior número de pessoas comuns possível para entender como Adolf Hitler e os seus seguidores haviam conseguido convencer a população a ser cúmplice do genocídio de judeus, ciganos, pessoas com deficiência e adversários políticos. O conhecimento sobre as atividades dos nazistas documentado por Nuremberg é vasto e está disponível ao apertar de um botão. Digo que o conhecimento geral dado pela CPI da Covid é fundamental para que no futuro isso não se repita. No início da nossa conversa citei o post que fiz em 2021 sobre as diferenças entre os procuradores Aras e Brindeiro, que entrou na história como o “engavetador-geral”. Na ocasião, não tinha clareza das diferenças entre os dois. Hoje, eu tenho. Qual é? Todo governo democraticamente eleito, como é o caso de Bolsonaro, tem as suas broncas e recorre aos seus aliados incrustados em cargos nos três poderes da República. Faz parte do jogo. Agora, o que aconteceu durante a pandemia não faz parte do jogo. O presidente da República e seus ministros recorreram a crenças exóticas para negar a ciência. Todas as consequências dessa decisão governamental foram documentadas no relatório final da CPI da Covid. Independentemente do destino que terão nos tribunais brasileiros e estrangeiros as pessoas apontadas pela CPI como responsáveis pelos crimes. O conteúdo desse relatório conta uma história que não pode ser esquecida. Ele é grande demais para ser varrida para baixo do tapete.

Sem rigor científico, andei fazendo uma pesquisa para saber se em algum país do mundo houve uma investigação sobre a Covid como a que aconteceu no Brasil. Não encontrei nada. Perante todos esses fatos, concluo que a diferença entre Aras e Brindeiro são os 677 mil brasileiros mortos. Há um relatório de 1,3 mil páginas da CPI da Covid colocando as digitais do governo Bolsonaro nos acontecimentos, independentemente do destino que tiver nas urnas o presidente da República. O relatório da CPI da Covid vai continuar rondando por aí. Nós repórteres não podemos esquecer que um período inédito da história do Brasil está contado com riqueza de detalhes nas 1,3 mil páginas do relatório final da CPI da Covid. Como disse, é um rolo muito grande para ser varrido para baixo do tapete.

2 thoughts on “Relatório da CPI da Covid é grande demais para caber nas gavetas do Aras

  1. Prezado Carlos Wagner, recebi seu texto de um grande escriba, Montezuma, e que me falou muito bem de você e do que escreve.
    Me permita alguns comentários, primeiro uma correção: “E quando a cura para a doença foi encontrada”, a vacina não é a cura para a COVID, mas sim a proteção para o corpo se preparar para que ao ser contaminado tenha força suficiente para não deixar piorar o estado de saúde, ou mesmo, levar a morte.
    No que se refere a COVID e a CPI, foi uma luta de narrativas para mostrar os culpados por estarmos em situação tão deplorável como país que deixamos nossos conterrâneos morrer, de falta de ar por falta de O2, por falta de vacina, por uso de remédios comprovadamente não adequados.
    Mas, eu acho que o ponto fundamental não é buscar os culpados, mas mostrar qual a origem dos culpados, porque? Porque mostrando a origem dos culpados fazemos um bem ao país e ao mundo (nos EUA morreram muitos e lá imperava o Trump). A origem, aqui e nos EUA, foi de governantes de direita e fascista, que não confiam na Ciência, que são ditadores.
    Na Alemanha se exercita que um Hitler não se torne um líder, aqui devemos aprender a exercitar para que nunca mais tenhamos um presidente fascista e pretenso ditador.

Deixe uma resposta